JANDUÍS REALIZA “DIA D” DA SAÚDE DO HOMEM PELO NOVEMBRO AZUL

Publicado em: 21/11/2022 10:18 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Prefeitura de Janduís por intermédio da Secretaria de Saúde promoveu importante ação dentro da programação do novembro Azul, com atividades de promoção, prevenção, rastreamento e educação em saúde para homens do município.

O dia D” da Saúde do Homem aconteceu na Unidade Básica de Saúde Dr. Onésimo Maia que esteve funcionando em horário excepcional em um mutirão com consultas médicas, atendimento odontológico, aplicação de vacinas, teste rápido sífilis, hepatite B e HIV, exame PSA para homens acima de 40 anos e Pré-Natal do Papai.

As ações estão sendo intensificadas com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. na edição de sexta-feira (18), foram coletadas 123 amostras de sangue para exames de PSA disponibilizados pela Gestão Municipal. O exame PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também, é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.

Durante os próximos dias serão realizadas novas ações tanto na zona urbana e rural, com orientações sobre saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças.