GIRO PELO RN: SENADOR JEAN VISITA JANDUÍS E DIALOGA SOBRE DEMANDAS DA CIDADE COM PREFEITO E MORADORES

Publicado em: 21/01/2021 07:40 | Fonte/Agência: ASSECOM

O Giro pelo RN continuou a edição de 2021 nesta segunda-feira (11) na cidade de Janduís, no Oeste potiguar. Senador Jean e o prefeito Salomão Gurgel, além do vice-prefeito Elvis Gurgel, se reuniram em uma live no Facebook para debater as demandas do município. O encontro online também teve participação de militantes do PT local.

Jean vai rodar por diferentes cidades do Rio Grande do Norte neste mês de janeiro, e até o meio de fevereiro, para conversar com os prefeitos e com a população sobre as demandas de cada localidade.

Em 2020, o parlamentar percorreu o estado presencialmente no início do ano, sob a mesma proposta de debater as questões colocadas pelos representantes municipais e também os moradores de cada região. Contudo, em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, Jean Paul decidiu que esse contato ocorrerá pela internet.

Na abertura do encontro de Janduís, Jean fez uma apresentação sobre sua atuação no Senado, os projetos que desenvolve no mandato e a efetivação do envio de emendas parlamentares para os Municípios e para o Estado. Além disso, o senador também tratou das duplicações das Brs 304 e 406, que foram incluídas no Plano Plurianual através de proposta dele.

Jean destacou a importância de estreitar a relação com os municípios, para direcionar melhor as parcerias do mandato com os gestores e acompanhar a execução dos recursos que venham a ser enviados para as cidades. “Nossa equipe está toda à disposição dos prefeitos”, acrescentou o parlamentar.

“Fico satisfeito pelo fato de Janduís ter sido escolhida para esse importante evento de contato com os municípios”, declarou Salomão Gurgel.

O prefeito destacou os desafios impostos pela pandemia e parabenizou Senador Jean por, mesmo diante disso, manter o Giro pelo RN, adaptando-o às plataformas virtuais por preocupação com o vírus. “Antes, pra falar com um senador a gente tinha que pegar um avião e ir até Brasília. Então é muito importante esse contato do Senador Jean”, reforçou.

Salomão também destacou a importância da parceria com o mandato de Jean para além do envio das emendas, usufruindo das equipes técnicas para a elaboração de projetos para a cidade. “E no momento que o senador coloca essas equipes à nossa disposição, isso é muito importante”, disse.

O prefeito de Janduís também lembrou de quando esteve, em dezembro, em Natal para reunião com Jean Paul. “Saímos de lá muito satisfeitos, sabendo que no mandato do senador temos uma referência e não estamos sozinhos”, contou Salomão.

Desafios

O vice-prefeito, Elvis Gurgel, afirmou durante a live que toda a saúde de Janduís precisa ser reestruturada. Além disso, ele afirmou que a segurança e a geração de emprego e renda são também desafios da nova gestão.

O prefeito Salomão disse que o município tem potencialidades de incrementação da economia local, citanto como exemplo as pessoas que vivem do beneficiamento da castanha na zona rural, e também a bacia leiteira. “Janduís tem grande potencialidade de se tornar uma grande produtora de leite, para vender, inclusive, para outras cidades”, alegou. Segundo ele, esses setores precisam de melhor estrutura para seguir crescendo.

Jean ouviu as demandas e, mais uma vez, pôs toda a sua equipe técnica disponível para dialogar com os gestores e encontrar soluções inteligentes para solucionar os problemas.

Braga, presidente em exercício do PT de Janduís, também participou do evento destacou a disponibilidade do senador em dialogar com os gestores municipais. “Um senador andarilho, que troca suas férias para visitar as cidades”. Raimundo Canuto, também integrante do PT da cidade, parabenizou Jean pela investida virtual pelo interior e pela “ousadia” com que conduz o mandato.

Agricultura família

O tema da agricultura familiar foi bastante explorado no encontro virtual. Questionado por pessoas que assistiam à live, Jean Paul falou sobre o apoio financeiro que o mandato destinou ao setor. Foram R$ 750 mil para a Secretaria de Assuntos Fundiários para a compra de 10 veículos de transporte de alimento da agricultura familiar, mais R$ 370 mil para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), também para compra de equipamentos.

Além disso, foram investidos R$ 3 milhões em poços tubulantes. Serão 112 poços instalados em 61 cidades do Rio Grande do Norte, todos eles destinados à agricultura familiar. No total, foram R$ 4.120.000 direcionados ao setor pelo mandato de Jean no Senado. “Estamos lado a lado com quem produz”, declarou o parlamentar.

Durante toda a transmissão ao vivo, no Facebook do senador, foi possível interagir com Jean e os demais participantes do encontro, inclusive fazendo perguntas.

As lives do Giro pelo RN continuam com visita virtual a mais cidades. O projeto segue com os encontros online de segunda a sexta-feira até meados de fevereiro. Na região Oeste, as lives vão até o dia 20 de janeiro.