CAMPANHA INTENSIFICA COMBATE À DENGUE

CAMPANHA INTENSIFICA COMBATE À DENGUE


Publicado em: 25/02/2022 18:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

Whatsapp

 

Milhares de residências janduienses estão sendo visitadas pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde com objetivo de intensificar o combate à dengue no município. A Prefeitura oportunizou, por meio da Secretaria de Saúde, a intensificação do trabalho devido ao período de chuva e o acúmulo de água parada.

 Os agentes de endemias estão vistoriando as residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos dos mosquitos, com inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados.

O município dispõe de um composto desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destinado a combater o mosquito da dengue que colocado em um recipiente com água, inviabiliza o criadouro do mosquito por um período de 60 dias, explica o agente de endemias, Antônio Marcelino.

Ampliar as ações de controle do vetor, casa a casa, em pontos estratégicos, busca ativa e orientação à população para eliminar os possíveis criadouros são medidas preventivas e que ocorrem diariamente pelos profissionais de saúde.

Para este trabalho ter resultado positivo, é preciso que a população faça a sua parte. O mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

TRABALHO EDUCATIVO ACONTECE NAS ESCOLAS

Alunos das Escolas receberam, nesta semana, palestra com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Damiana Félix, e agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade educativa abordou os cuidados preventivos da dengue, e ensinar os estudantes sobre como combater o Aedes aegypti, que transmite a doença.

Além de aprender sobre o ciclo de vida do Aedes, os alunos poderão tiveram orientações que auxiliam a combater a proliferação do mosquito. Objetos e locais dos imóveis que acumulam água são possíveis criadouros, e por isso a recomendação é eliminá-los, ou manter esses pontos limpos ou protegidos, como calhas, caixas d’água, ralos, entre outros.

As pessoas infectadas podem sofrer diversas consequências graves, inclusive ter a vida interrompida por uma dessas doenças. Precisamos combater o mosquito para que as histórias não se repitam. Fale com seus vizinhos, amigos e familiares. O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte.

 


Leia também

Secretaria de Infraestrutura e Obras

PREFEITO VISITA OBRAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS NO MUNICÍPIO

22/07/2022 10:00

Secretaria de Saúde e Saneamento Básico

REFEITO ENTREGA NOVO FARDAMENTO AOS AGENTES DE SAÚDE

22/07/2022 10:00

Secretaria de Assistência Social, Habitação e Promoção Humana – SEMASPH

GESTÃO REALIZOU MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO TRABALHADOR COM MESA FARTA

13/07/2022 12:00

Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Social – SEMPDES

PREFEITURA E SEBRAE LANÇAM O PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

13/07/2022 11:00

Secretaria de Assistência Social, Habitação e Promoção Humana – SEMASPH

EDITAL Nº 001/2022 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

04/07/2022 12:00