PREFEITURA NO CAMPO CHEGA À COMUNIDADE DO RETIRO E CIRCUNVIZINHAS

Publicado em: 01/12/2022 09:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A segunda edição do Programa Prefeitura no Campo chegou na última terça-feira (29), a comunidade do Retiro, beneficiando diretamente os moradores do Retiro, Poço da Forquilha, Riacho da Serra, Gado Bravo, Arrimo, Reforma, Amparo, Morada Nova, Paraizinho e Bela Vista.

A ação pioneira da gestão do prefeito Salomão Gurgel leva um conjunto de serviços e ações que são desenvolvidos pelas secretarias municipais e parceiros, diretamente nas comunidades rurais. A programação aconteceu em frente ao Posto de Saúde Antônia Diniz Duarte, unidade inaugurada durante a ação. Foram ofertados serviços de cadastramento para seguro safra, atendimento com veterinário, cadastro de corte de terra, distribuição de água, atendimento médico, autoexame de mama, testes rápidos para hiv, sífilis e hepatites virais, atualização da carteira de vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial - peso e altura, orientações nutricionais, entrega de kit de prevenção, atividades físicas, além de serviços administrativo como marcações de consultas e exames.

Na segunda edição o plantão social também se fez presente, possibilitando a emissão de carteira da pessoa idosa, cadastramento para grupo de pessoas idosas, cadastros de unidades habitacionais e unidades sanitárias, melhorias habitacionais e esgotamento de fossas, serviços socioassistenciais com atendimento de psicólogas e assistentes sociais, atividades lúdicas para as crianças.

A sala do empreendedor itinerante levou orientações para os agricultores e produtores sobre incentivos, através das linhas de créditos.

A iluminação pública das comunidades receberam durante o Prefeitura no Campo serviços de manutenção e reparação, além da disponibilidade de tratores, máquinas e caçambas para atender todos os pleitos solicitados pelos moradores.  O serviço de esgotamento das fossas sépticas nas residências foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente.

As comunidades de Reforma e Amparo estão sendo comtempladas com recuperação de açudes, ainda durante a ação, as escolas do campo estavam presente com renovação de matriculas e abertura novos matriculas os estudantes.

Diversas ações de esporte foram realizadas durante o evento, com jogos de campo, e torneio de xadrez, envolvendo alunos das escolas da rede municipal, além de intervenções culturais, brincadeiras, parque de diversão e muita alegria para a criançada.

Presente no evento, o prefeito Salomão Gurgel mais uma vez frisou a importância do Programa em levar todas as ações da gestão municipal de uma só vez para a zona rural. O gestor que também é médico psiquiátrico aproveitou para proferir palestra com o tema “Drogas: O mundo escuro para a juventude” e “Depressão” para a população presente.

Se fizeram presentes ao evento as seguintes autoridades, o prefeito Salomão Gurgel, o vice-prefeito Elvisney Gurgel, Patrícia Gonçalves secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Nailka Alencar secretária de Saúde, Adriano Oliveira secretário de Educação, Cultura e Desporto, Adriana Gomes secretária de Meio Ambiente, Aldenor Arruda secretário de Infraestrutura e Obras, o secretário de administração Elvécio Gurgel, a secretária de finanças, Kelly Ramayana, o controlador geral Smith Jardel, presidente da FUNCULT, Rogério Silva.   Também marcaram presença os vereadores Arthur Barbosa, Marinaldo Joaquim, Henrique de Dodó e Fernando Gurgel, servidores municipais, assessores e coordenadores, além de representantes do SINTRAF, CMDRS, associações comunitárias, organizações não-governamentais, líderes sindicais, e presença maciça da população.